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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dez fatores determinantes na elaboração de um cardápio


como criar um cardápio

Elaborar um cardápio não consiste apenas na simples escolha de pratos e bebidas. Existem fatores importantíssimos que devem ser considerados, como o perfil do cliente a estrutura física da empresa. 

Selecionamos os 10 fatores principais a serem pensados antes de você elaborar um cardápio.


1 - Consumidores 

É necessário conhecer o público a que se destina o cardápio a ser elaborado, pois seu planejamento deverá ser de acordo com as peculiaridades do público alvo.

O jovem executivo exige um cardápio mais elaborado, em que a rapidez do serviço faz a diferença, não sendo o preço um fator limitante.

As mulheres são mais críticas e observadoras. Portanto, as cores e a harmonização dos elementos gráficos devem ser levadas em consideração.

Para grupos que, antecipadamente, se sabe de suas necessidades ou restrições de calorias, é importante a escolha de pratos com valores adequados aos usuários.


2 - Preferências regionais 

Cada localidade tem suas preferências alimentares já bem definidas. Assim sendo, é preciso atentar para oferecer alimentos que possam ser incorporados no dia a dia do cliente, sem muitas rejeições. 

As cozinhas regionais, por seus elementos e temperos típicos, às vezes não têm uma aceitação duradoura, quando situadas longe de seu lugar de origem e destinadas a um público reduzido, sem a possibilidade de rotatividade da clientela.

A cozinha baiana com sabor picante e forte não tem muita aceitação nos estados onde a pecuária é uma das principais produções, e a colonização é na sua maioria alemã ou italiana.

Mas um estabelecimento que atende a um público flutuante pode ter eventualmente pratos característicos de outras regiões, a não ser que o restaurante se por uma cozinha típica: chinesa, italiana, árabe etc.


3 - Fluxo de turistas

Em época de maior fluxo de clientes, os cardápios devem ser elaborados visando a um atendimento rápido, buscando oferecer alimentos que sejam do agrado da clientela flutuante, tendo em conta a origem desses turistas.

Argentinos e uruguaios dão preferência à carne de gado e gostam muito da comida italiana. Os americanos preferem pratos com ovos, bacon. O turista interno geralmente busca conhecer a comida típica da região. 

Daí a importância de saber a origem dos grupos que chegam a um determinado estabelecimento, para assim adequar parte do cardápio a esta fração da clientela que é transitória, mas que ficando satisfeita, retorna e dá boas referências a outras pessoas.


4 - Localização 

Dentro de uma cidade existem zonas de figuração bem definidas. A parte central reúne uma enorme densidade de construções, tem trânsito difícil e estacionamento limitado. Neste ponto geralmente há muitos escritórios, repartições públicas, bancos e hotéis de variados portes.

Os clientes que usarão os serviços de alimentação de uma área assim são pessoas que já estão no centro na hora de almoço, tendo um tempo bastante limitado para a refeição. Portanto, um elaborar um cardápio rápido, tipo executivo é a melhor saída.

Entretanto, nos restaurantes de hotéis, parte da clientela pode ser de hóspede de lazer, quando o tempo gasto com as refeições pode ser maior. O planejamento para este tipo de situação deve abranger os dois extremos de público.


5 - Ambiente 

É inadmissível que um restaurante com chão revestido com placas antiderrapantes, mesas com toalhas de plástico, guardanapos de papel, louças e copos comuns sirva pratos da cozinha internacional. O cardápio a ser oferecido deve estar de acordo com o ambiente da casa.


6 - Orçamento

A disponibilidade financeira para o preparo de uma refeição está diretamente proporcional ao poder aquisitivo do cliente. Então, é importante que os pratos sugeridos possam oferecer uma margem de lucro esperada pela empresa.


7 - Número de refeições 

Além de influenciar na variedade de pratos, o número de couverts (conjunto de peças e apetrechos que se põe à mesa para se servir uma refeição como toalha, pratos, talheres, copos etc.) também limita os métodos de preparo à quantidade de sugestões oferecidas e condiciona o tipo de serviço a ser utilizado. Por exemplo: a alta rotatividade de clientes faz com que o serviço “à la carte” seja impróprio.


8 - Horário de atendimento

Ao estabelecimento que tiver uma faixa de horário bastante ampla (em torno de 4 horas) não se aconselha optar por um cardápio de buffet, pois o alimento terá que ficar muitas horas exposto ao público, em temperaturas nem sempre ideais. Porém, se o local tiver infraestrutura adequada em termos de equipamentos e reposição frequente do buffet, isso pode ser feito.


9 - Equipamentos, utensílios e mão de obra

A disponibilidade desses elementos tem atuação fundamental na seleção dos pratos a serem escolhidos para o cardápio. Pratos muito elaborados ou de difícil execução, que exijam funcionários com experiência, devem ser descartados, quando a mão de obra for iniciante ou escassa, caso contrário, pode trazer confusão e resulta em serviço de baixa qualidade.


10 - Sistema de compras e estocagem

Não é possível iniciar a elaboração de cardápio sem ter conhecimento da política de compras utilizada pela empresa. A aquisição pode ser feita por dia, por semana, por quinzena... Levando em consideração esse fato, deve-se usar alimentos disponíveis nesses espaços de tempo, pois será inoportuno sugerir um cardápio que utilize um alimento que será usado somente dentro de 10 dias.

Não é somente o aspecto alimento que deve ser observado. Às vezes, um cardápio necessita um utensílio especial ou de um equipamento que é adquirido para o preparo de um alimento que é pouco consumido, representando um gasto inútil. Toda aquisição de material deve ser feita após uma análise e pesquisa bem detalhada.

Saiba mais em:

Cardápios - Técnicas e Criatividade
Teichmann, Ione Mendes
Editora EDUCS


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