Sobre o blog

O blog de Inglês Para Hotelaria divulga informações sobre hotelaria, turismo, gastronomia e língua inglesa.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O perfil do aluno de educação a distância



O sucesso da educação a distância no Brasil é recente, apesar de a modalidade ser antiga no resto do mundo. E com a popularização da internet, vem ganhando cada vez mais força.

Porém, mesmo com sua crescente consolidação e confiança, muitas pessoas ainda pensam que estudar a distância é "moleza". Na verdade, não é bem assim.

Por mais que os cursos a distância ofereçam recursos tecnológicos e suporte de professores, é preciso ter em mente que essa modalidade exige um pouco mais do aluno, pois ele precisa ler e pesquisar bastante, mantendo sempre o foco e a motivação.

O aluno tem que ter maturidade para encarar uma rotina mais solitária de estudo, quase sempre sem a presença física do professor, bem diferente dos tempos em que ele cursava o ensino fundamental e médio, quando o contato (físico) com os professores e colegas de turma era praticamente diário.

Num primeiro momento, essa falta de contato físico faz com que alguns alunos se sintam sozinhos ou “abandonados”, porém, seu professor está sempre ao seu alcance, bastam alguns cliques para entrar em contato com ele, e às vezes num contato muito mais particular e personalizado que uma sala de aula da modalidade presencial.

Para ser um bom aluno de educação a distância, e consequentemente ter sucesso nessa modalidade de ensino, é preciso ter o seguinte perfil:
  • Ser disciplinado e organizado;
  • Ser autodidata;
  • Ter maior independência e responsabilidade;
  • Manter a motivação;
  • Saber administrar seu tempo.
Por ter essas características, o aluno que se adéqua bem a um curso a distância, acaba ganhando certo grau de confiança, que faz muita diferença tanto em sua vida profissional quanto pessoal.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como saber o seu nível de conhecimento em um idioma


Em que nível estou... básico, intermediário ou avançado? Essa é uma pergunta que muitos aprendizes de uma segunda língua se fazem em algum momento de seus estudos.

Para ajudar a responder a essa pergunta, existe um documento chamado Quadro Europeu Comum de Referência, que define os níveis de competência, que permitem medir o progresso do estudante a cada etapa da aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos, enumera os conhecimentos e as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma e ainda oferece uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, exames, manuais.

Ele também descreve exaustivamente aquilo que os aprendizes de uma língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação.

O QECR divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:


A  - Falante elementar
A1 - Iniciante
A2 - Básico

B - Falante independente 
B1 - Intermediário
B2 - Usuário independente

C - Falante proficiente 
C1 - Proficiência operativa eficaz
C2 - Domínio pleno



Falante elementar A1 É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
A2 É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Falante independente B1 É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
B2 É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Falante proficiente C1 É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
C2 É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Para ser considerado como aluno A2, por exemplo, é necessário que ele tenha adquirido os seguintes tópicos gramaticais:
  • Adjectives (comparative and superlative);
  • Adverbial phrases of time, place and frequency;
  • Adverbs of frequency;
  • Articles (with countable and uncountable nouns);
  • Countables and Uncountables: much/many;
  • Gerunds;
  • Future: Going to / Will;
  • I’d like;
  • Imperatives;
  • Modals can/could; have to; should;
  • Past continuous;
  • Past simple;
  • Phrasal verbs;
  • Possessives (use of ‘s, s’);
  • Prepositional phrases (place, time and movement);
  • Prepositions of time: on/in/at;
  • Present continuous;
  • Present continuous for future;
  • Present simple;
  • Present perfect;
  • How Questions (how many, how big, how old, how long…);
  • Verb + ing / infinitive/like.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Curso de Inglês Para Hotelaria online




Inglês Para Hotelaria. Um curso específico.



Modalidade

Inglês Para Hotelaria é um curso on-line, sem nenhum momento presencial.

Público alvo

Qualquer pessoa interessada em aperfeiçoar seus conhecimentos de língua inglesa para atender ao hóspede estrangeiro.

Pré-requisitos


Objetivo

Fornecer ao aluno conhecimentos linguísticos específicos em língua inglesa para se comunicar melhor com o hóspede estrangeiro no ambiente hoteleiro.

Carga Horária

60 horas.

Duração

40 dias corridos, contados a partir da data de início do curso.

Aprovação

Será considerado aprovado no curso Inglês Para Hotelaria, o aluno que conseguir pontuação total mínima de 70% no término do curso. Caso ele não alcance essa meta, ele terá oportunidade de realizar uma única vez a Atividade de Recuperação de Aprendizagem (ARA) que contempla o conteúdo de todas as lições do curso.  Porém, para ter direito à ARA, o aluno deve ter alcançado pontuação mínima de 60%.

Para ser considerado aprovado na Atividade de Recuperação de Aprendizagem, o aluno deve alcançar pontuação igual ou superior a 70%.

O curso contempla a possibilidade de oferecer a ex-alunos que não foram aprovados, a possibilidade de se matricular novamente no curso, pagando metade do valor investido no ato de sua primeira matrícula.

Certificado

O certificado de conclusão é fornecido apenas ao aluno considerado aprovado. O certificado contém o nome completo do aluno, carga horária, período de realização do curso, conteúdo programático, CNPJ e assinatura do coordenador pedagógico. 

O certificado é emitido em formato digital (PDF) e será enviado ao aluno via e-mail dentro de 3 (dias) úteis após a data de encerramento do curso. Caso o aluno queira seu certificado impresso, será cobrada taxa de envio de R$ 25,00.

Língua inglesa e hotelaria

profissional de hotelaria

A língua inglesa possui um valor incalculável e é de longe o idioma mais procurado por quem está ou quer entrar no mercado de trabalho.

Com a economia internacionalizada, o conhecimento da língua inglesa é um pré-requisito cada vez mais importante na disputa por melhores empregos. Dependendo da área de trabalho, dominar o idioma é uma habilidade tão básica quanto saber usar o computador.

Para se ter ideia, pouco tempo atrás, os empregadores perguntavam ao candidato a uma vaga dentro do setor hoteleiro se ele sabia falar inglês. Atualmente, o conhecimento do idioma tornou-se tão imprescindível, que muitas empresas reformularam a pergunta para: "qual outro idioma você fala além do inglês?". Portanto, para os profissionais de hotelaria, falar bem inglês deixou de ser uma opção para tornar-se uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho.

E os motivos para você investir no aprendizado da língua inglesa são ainda maiores com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016. Esses eventos de repercussão mundial fazem do Brasil o melhor lugar para se estar pelos próximos três anos.

Esses megaeventos abrem uma oportunidade de promoção do País como destino turístico que muitos anos de campanhas publicitárias em todo o mundo não seriam capazes de oferecer. Apenas com a realização da Copa do Mundo de 2014, estima-se a criação de mais de 710 mil postos de trabalho!

Portanto, falar bem inglês significa mais prestígio na vida pessoal e melhor colocação profissional.Com o curso Inglês Para Hotelaria você poderá se comunicar com confiança em seu local de trabalho!