Em que nível estou... básico, intermediário ou avançado? Essa é uma
pergunta que muitos aprendizes de uma segunda língua se fazem em algum momento de seus
estudos.
Para ajudar a responder a essa pergunta, existe um documento
chamado Quadro Europeu Comum de Referência, que define os níveis de
competência, que permitem medir o progresso do estudante a cada etapa da
aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos, enumera os conhecimentos e
as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma e ainda oferece
uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, exames, manuais.
Ele também descreve exaustivamente aquilo que os aprendizes de uma
língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os
conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua
atuação.
O QECR divide o
conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:
A - Falante elementar
A1 - Iniciante
A2 - Básico
B - Falante independente
B1 - Intermediário
B2 - Usuário independente
C - Falante proficiente
C1 - Proficiência operativa eficaz
C2 - Domínio pleno
Falante elementar | A1 | É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. |
A2 | É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. | |
Falante independente | B1 | É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. |
B2 | É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. | |
Falante proficiente | C1 | É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. |
C2 | É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. |
Para ser considerado como aluno A2, por exemplo, é necessário que ele tenha adquirido os seguintes tópicos gramaticais:
- Adjectives (comparative and superlative);
- Adverbial phrases of time, place and frequency;
- Adverbs of frequency;
- Articles (with countable and uncountable nouns);
- Countables and Uncountables: much/many;
- Gerunds;
- Future: Going to / Will;
- I’d like;
- Imperatives;
- Modals can/could; have to; should;
- Past continuous;
- Past simple;
- Phrasal verbs;
- Possessives (use of ‘s, s’);
- Prepositional phrases (place, time and movement);
- Prepositions of time: on/in/at;
- Present continuous;
- Present continuous for future;
- Present simple;
- Present perfect;
- How Questions (how many, how big, how old, how long…);
- Verb + ing / infinitive/like.
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