O bar é frequentado pelos mais diversos tipos de pessoas, e o barman terá de usar muita psicologia para adaptar-se aos diferentes tipos de personalidades, procurando dar um bom atendimento a todos.
É por isso que o barman deve assimilar previamente o maior número possível de informações sobre o cliente assim como conhecer os detalhes técnicos do produto que vai vender, a fim de poder oferecer um bom atendimento.
Satisfazer o cliente é mais importante do que seguir regras e tradições. Por isso, se o cliente pedir uma bebida que tecnicamente não seja recomendada para acompanhar determinado prato, ou que esteja em temperatura inadequada, de acordo com os padrões técnicos usuais, assim mesmo o profissional deve servi-la, respeitando gostos e preferências.
Antes de indicar uma bebida, o profissional deve levar em conta o poder aquisitivo do interessado, o clima, a ocasião e até o local onde será realizada a consumação.
Ao se tratar de uma bebida muito cara, o profissional deve certificar-se que o cliente conhece o preço de venda, para não haver problemas ou surpresas na hora do pagamento da conta.
E por último, mas não menos importante, o barman deve conhecer com muita segurança:
- Cardápio;
- Carta de vinhos;
- Carta do bar (composição e preparação dos cocktails);
- Processo de fabricação das bebidas;
- Nacionalidade das bebidas;
- Particularidades de cada bebida;
- Graduação alcoólica das bebidas;
- Classificação dos cocktails e bebidas.
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