- Não temos autorização para dizer aos clientes que não gostamos de um determinado prato. Então, se você perguntar ao garçom se uma comida é boa e ele responder “É um dos pratos mais pedidos da casa!”, há boas chances de não ser o prato preferido dele. Mas, se você tiver intimidade com o garçom, ele provavelmente vai te responder com sinceridade.
- Quando um garçom lhe perguntar se quer limão ou laranja no seu refrigerante ou na bebida, diga que não. Saiba que eles nunca são lavados. Nós apenas tiramos as pontas, cortamos as rodelas e as jogamos no seu Ice Tea.
- Na maioria dos restaurantes, o garçom não vai dizer se determinado prato serve uma ou duas pessoas. Ele vai sempre tentar vender o prato completo e nunca meia refeição, mesmo se souber que é comida demais para uma pessoa só. É que assim a comissão será maior.
- Nós queremos que você fique à vontade enquanto estiver em nosso restaurante, mas, quando acabar de comer, você deve ir embora. Você fica no cinema depois que acabam os créditos, não?
- Se você não gostar da comida, não se conforme e nem faça um esforço para comer para só depois reclamar. Chame o garçom, explique a situação e peça outro prato. Dificilmente um restaurante vai se negar a trocar o seu prato para não perder o cliente.
- As pessoas acham que só porque a comida está demorando a ser servida a culpa é do garçom. Na maioria das vezes o problema é com a cozinha com o fato de você ter pedido um prato mais demorado para preparar. E não adianta olhar para a mesa ao lado, cujos clientes chegaram depois de você e já estão sendo servidos. Se você pediu um bacalhau grelhado, por exemplo, terá de esperar cerca de 30 minutos. Enquanto seu vizinho de mesa, que pediu um filé malpassado, será servido antes de você.
- Chame o seu garçom pelo nome. A gente acaba atendendo melhor a quem nos trata bem. Então, quando eu digo “Oi, meu nome é Gustavo” e a pessoa me responde “Oi Gustavo, tudo bem?”, já faz uma diferença. E quando voltar ao restaurante peça para ser atendido pelo mesmo garçom. Ainda que ele não se lembre de você, com certeza vai lhe dar uma atenção especial.
- Quando for a um restaurante de comida a quilo, principalmente se ele servir comida japonesa observe se o local tem muita frequência. Se não tiver, não entre. Provavelmente, o restaurante não vai oferecer comida fresca, porque não irá jogar fora o que não foi consumido.
- Se você pedir um estrogonofe de filé saiba que dificilmente irá comer filé-mignon. A maioria dos restaurantes aproveita o “chicote” do filé, que é uma apara da peça de carne, para preparar este prato. E o garçom jamais vai lhe revelar este detalhe.
- Evite pedir pratos à base de peixe fresco, principalmente camarão, de segunda a quinta-feira. Geralmente, os restaurantes se abastecem de peixe fresco na sexta, para atender à clientela dos fins de semana. Mas, se você perguntar ao garçom se o peixe está fresco, ele nunca irá lhe dizer que não está.
- Nunca assobie ou estale os dedos para chamar um garçom. Pode apostar, eles não gostam disso. Se você não quer decorar o nome dele, chame-o apenas por garçom. Assim, você evita aborrecimentos como ter de esperar mais do que o normal para que seu prato seja servido.
Sobre o blog
- Inglês Para Hotelaria
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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Finalmente os garçons revelam o que acontece nos bastidores da cozinha de bares e restaurantes
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