Sobre o blog

O blog de Inglês Para Hotelaria divulga informações sobre hotelaria, turismo, gastronomia e língua inglesa.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Qual a origem da palavra passaporte?




Há várias teorias para a origem do termo "passaporte". Uma das mais antigas atribui o surgimento em aproximadamente 450 a.C., quando Neemias pediu ao rei Artaxerxes cartas de apresentação em sua viagem até Judá, dando-lhe segurança na jornada. A história é relatada no Livro de Neemias na Bíblia.

Avançando os séculos, na Idade Média quem dava a autorização para a viagem eram os senhores feudais. O termo passaporte teria surgido do francês entre os séculos XV e XVI como uma referência à passagem dos mercadores pelos portões (do francês, "passer porte") ou pelos portos ("passer port") na Europa, não se sabe ao certo.

Ainda por essa época o documento era recomendado, mas não obrigatório. A fiscalização foi aumentando com o tempo. No começo do século XX, por exemplo, já era obrigatório portar passaporte nos EUA. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1920, a Liga das Nações realizou duas conferências para padronizar o passaporte para o formato que conhecemos hoje.


Passagem Neemias 2
O rei me disse: "O que você gostaria de pedir?" Então o rei ao Deus dos céus e respondi ao rei: "Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a sua benevolência, que ele me deixe ir à cidade onde meus pais estão enterrados, em Judá, para que eu possa reconstruí-la". Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: "Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará?" 

Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse. E a seguir acrescentei: "Se for do agrado do rei, que me dê cartas aos governadores do Trans-Eufrates para que me deixem passar até chegar a Judá.

Fonte: OEstadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário